terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Design, Management, Strategy.

A inovação tecnológica surge como importante instrumento para o crescimento das empresas e para a melhoria da competitividade. Para tanto um novo modelo de gestão se tornara necessário. A empresa que incorporara esses preceitos terá que exercitar novas relações de trabalho, pois a capacidade inovadora decorre fundamentalmente do conhecimento.
As empresas de calçados brasileiras, por sua vez, com raras exceções, não desenvolveram, ao longo do processo de industrialização, capacitação inovadora própria, o que as limita atualmente em termos de aquisição, absorção, transferência e capacitação tecnológica. O desafio de superação, portanto, está nas empresas em internalizar a inovação técnica e a capacitação como atividades empresariais permanentes.
Para atender aos novos desafios da competitividade global e da inovação tecnológica é necessário um novo profissional. Para esse novo contexto destaca a necessidade da profissionalização das atividades de gestão tecnológica na empresa e da necessidade de formar e treinar recursos humanos capazes de executar tarefas abrangidas por esse conceito. Um dos problemas que atingem grande parte das empresas atualmente é que algumas falham ao investir em um bom design. Algumas delas confundem design com estilo e pensam que design é a maneira de fabricar um produto, acrescentando-lhe uma embalagem atraente.
No projeto de lei n. 3.515, de 1989, constava que “a profissão de designer é caracterizada pelo desempenho de atividades especializadas de caráter técnico-científico, criativo e artístico, visando à concepção e ao desenvolvimento de projetos e mensagens visuais. Em design, projeto é o meio em que o profissional, equacionando de forma sistêmica dados de natureza ergonômica, tecnológica, econômica, social, cultural e estética, responde concreta e racionalmente às necessidades humanas. Os projetos elaborados por designers são aptos à seriação ou industrialização que estabeleça relação com o ser humano, no aspecto de uso ou de percepção, de modo a atender necessidades materiais e de informação visual”.
Portanto é necessário entender que introduzir a cultura de design numa empresa é muito mais que admitir um designer na mesma, criar um departamento ou contratar um designer externo. Deve-se enfatizar a idéia da multidisciplinaridade; sendo preciso pensar na coordenação de tarefas, no processo e na seqüência das decisões. Gestão do design.

29/12/2007
Jorge Silva
Designer/Consultor

Nenhum comentário: